R.I,P. Isao Takahata


É provável que poucos conheçam este nome, mas se eu disser que é o realizador de Marco e Heidi, acho que são mesmo poucos os que não conhecem. Hoje o mundo dá-nos a triste notícia que, Isao Takahata faleceu. O japonês de 82 anos faleceu ontem, quinta-feira, 5 de Abril, vitíma de doença prolongada. Tinha um tumor no pulmão e por isso, estava internado num hospital em Tóquio, onde veio a falecer. Além das duas obras que falei, por serem as minhas preferidas, Isao també realizou a maior obra que marcou a sua carreira, O túmulo dos pirilampos.

Iniciou a sua obra nos estúdios de animaçao Toei, em 1959. Nesse estúdio conheceu Hayao Miyazaki que em sociedade, fundaram o estúdio de animação Ghibli em 1985, que está considerado como o maior estúdio de animação japonesa do mundo, onde foi realizada a Heidi e Marco, dois anos depois. É também o realizador de Pompoko em 1994, A família Yamada em 1999 e ainda, O conto da princesa Kanguya em 2013, que foi considerado o melhor filme de animação nos Oscars 2015 e ainda o Grande Prémio Monstra no Festival de Cinema Animação em Lisboa, ainda em 2015.



Daniela Silva

8 comentários:

  1. Admito que não o iria conhecer pelo nome mas basta dizeres Marco e Heidi que eu fico logo de orelhas no ar! Uma pena ele ter falecido, criou um marco dos desenhos animados!

    https://mywanderingdayss.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Anda a morrer tanta gente conhecida...
    Bem, eu sei que é normal e natural, mas sei lá... Só boa gente...

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Curiosamente, quando estava à procura de umas fotografias, encontrei uma cassete do Marco e da Heidi. E, horas mais tarde, li a notícia :/
    Que descanse em paz!

    r: Muito, muito obrigada *.*

    ResponderEliminar
  4. Cresci a ver a Heidi, fiquei muito triste com a notícia. Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Lembro-me tanto desta série. Que pena

    Paz à sua alma.

    Hoje:- "Caminhada, entre sentidos e rimas"
    -
    Bjos
    Votos de uma feliz Sexta-Feita

    ResponderEliminar
  6. O marco e a Heidi fizeram a minha infância. Cada vez que via os filmes em cassete, no fim começava sempre a chorar!
    Sem dúvida que vai deixar saudade <3
    Beijinhos

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Oh, que pena!
    Esta série fez parte da minha infância e ainda hoje faz parte dos desenhos animados preferidos da minha filha!
    Beijo

    https://sosweetgirlythings.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

@danielasilva_blogger